Educação

Um bate papo sobre Inclusão

Inclusão é o acolhimento de todas as pessoas, sem exceção no sistema de ensino, independente das condições neurológicas, psicológicas, sociais ou de qualquer outra ordem. É a capacidade de entender as diferenças e partilhar das riquezas que esse convívio proporciona.

A inclusão é para os estudantes com deficiência, comprometidos intelectualmente, superdotados, discriminados por qualquer motivo e minorias.
No Brasil, ela caminha a passos lentos. O grande problema é o descumprimento das leis pelas escolas e redes de ensino do país, a Constituição Federal desde 1998 em seu Art. 208 garante o acesso de todos ao Ensino Fundamental, recebendo atendimento especializado preferencial na escola, sem que haja a substituição do ensino regular.

A legislação também obriga as escolas a terem professores preparados para ajudar os alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) a se integrarem, para isso, não é necessário serem especialistas nem tão poucos abraçarem a causa, pois não está associado a boa vontade ou a bondade do professor, trata simplesmente de cumprir o seu dever de educador e que possam contar com o suporte da escola no que for necessário.

Outro fator bem temido por educadores e escolas, é a adaptação curricular, visto que, é algo que exige muito do professor. Este por sua vez tem que saber ao certo o nível cognitivo de seu aluno realizando uma sondagem pedagógica e partindo desse ponto elaborar adaptação do conteúdo e método específico para trabalhar o aluno segundo suas necessidades, esse trabalho por vezes tem sido deixado de lado por ser algo extremamente trabalhoso, prejudicando o desenvolvimento do aluno.

De forma geral, a maioria das escolas, fazem de fato uma “integração” do aluno na escola, pois acreditam que recebendo-os e trabalhando-os na medida do possível estão incluindo, quando em sua totalidade o conceito de “inclusão“ é bem mais amplo, completo, radical e sistemático que uma mera integração.

Portanto, cabe aos pais estarem atentos `a forma que a escola conduz o processo de inclusão de seus filhos, observar, opinar, conversar e sugerir ações que possam contribuir. Ser parceiro da escola é essencial. E, se ainda assim, a escola não agir conforme a lei, deve-se levar o fato as autoridades fiscalizadoras, através de denuncias pelo ministério público.

Lembre-se que a Educação pode ser a melhor aliada na conscientização de uma sociedade mais justa para pessoa com deficiência e que, nós pais, somos agentes atuantes capazes de colaborar nessa caminhada.

 

Obrigada.
Benilde Miranda
Psicopedagoga /Neuropedagoga

Siga a AMA-REC nas
redes sociais

Veja os Eventos que acontecem, aqui

Todos os nossos eventos serão informados e você ficará atualizado de tudo que acontece por aqui…

Veja todos os eventos

DIRETORIA ELEITA TOMA POSSE NA AMA

Noite de quarta feira dia 01 de Setembro foi de posse da diretoria eleita no último sábado 28. Em uma cerimonia rápida e simples com a presença de alguns pais e os colaboradores, o presidente eleito foi empossado. José Augusto Freitas pai de aluno da AMA, agradeceu a confiança dos pais e lembrou que a […]

Ler mais

O SONHO SE TRANSFORMOU EM REALIDADE.

Em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira, 26/08, o governador Carlos Moisés autorizou a doação de imóvel para a Prefeitura de Criciúma, que será utilizado pela Associação de Pais e Amigos de Autistas da Região Carbonífera (AMA-REC). A presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Janice Krasniak, participou da cerimônia, realizada no Teatro Municipal […]

Ler mais

Edital de Assembleia de Eleição é Lançado

Diretoria executiva da AMA lançou edital de assembleia de eleição neste dia 28, a assembleia irá ocorrer na sede da entidade nos dia 27 e 28 de Agosto do corrente ano com inicio as 18:30 horas para primeira chamada, conforme o edital publicado. Na assembleia que irá servir para a escolha da nova gestão da […]

Ler mais
Doe!